Desempenho
Maximizando os recursos materiais, pessoais e financeiros!
Melhoria do Desempenho
Performance
O que é?
Consultoria e assessoria com foco na eficiência operacional, no incremento de resultados e na geração de vantagem competitiva.
Para Quem?
Empresários e gestores que desejam melhorar a produtividade, lucratividade e competitividade do negócio.
Metodologia
Aplicamos “Metodologias Ágeis” e “Técnicas Inovadoras” que promovem melhorias no “Comprometimento e Produtividade das Pessoas”, na “Agilidade e Eficiência dos Processos”, na “Automação e Controle através de Sistemas/Tecnologias”, gerando consequentemente “Incremento no Resultado Financeiro”.
Serviços
Consiste em alinhar os processos operacionais às estratégias da empresa, visando entregar a melhor experiência para os clientes, com mais qualidade, de maneira ágil (menos tempo) e com a menor utilização de recursos (materiais, pessoais e financeiros)..
- Mapeamento e redesenho dos processos (políticas, fluxos e procedimentos);
- Reorganização das pessoas, suas funções e respectivas responsabilidades;
- Análise e implantação de sistemas para automação dos processos.
Os principais objetivos e benefícios desse trabalho são:
- Cadeia de Valor: Identificar as atividades que efetivamente agregam valor ao negócio, bem como os impactos e as relações entre todos os processos;
- Gestão e Controle: Permitir a análise do desempenho em cada atividade envolvida nos processos, identificando as eventuais fraudes e ineficiências;
- Padronização: Orientar e agilizar a capacitação de novos colaboradores, garantindo que os padrões sejam preservados;
- Compliance: Estabelecer e assegurar que os processos internos da empresa sigam as normas técnicas, padrões e leis aplicáveis;
- Auditoria: Fiscalizar se essas práticas estão de fato sendo seguidas, bem como propor melhorias para ganho de eficiência e qualidade.
O engajamento e comprometimento das pessoas é fator-chave para o sucesso de qualquer estratégia ou ação. Portanto, através de uma metodologia prática e inovadora, tornamos efetivo o papel das lideranças, responsáveis pelo gerenciamento das pessoas, pelo controle das atividades operacionais e pela geração de resultados para o negócio!
Este trabalho é conduzido por profissionais extremante experientes, que estabelecem juntamente com cada gestor e colaborador da empresa, os seguintes itens:
- Objetivos da área e do respectivo cargo;
- Atividades desenvolvidas (rotina) e novas iniciativas (projetos);
- Análise conjunta das tarefas que “agregam” e as que “não agregam valor” ao processo;
- Estabelecimento das prioridades, prazos e métricas para avaliação;
- Planejamento dos recursos necessários para melhorar o desempenho (materiais, treinamentos, investimentos e pessoas);
- Avaliação periódica (semanal ou mensal) do desempenho (3P´s – Progressos, Problemas/Pontos de Atenção e Plano de Ações/Próximos Passos).
Com base nas diretrizes estratégicas, conduzimos a elaboração do orçamento empresarial, visando a redução de custos e despesas, bem como a melhoria do resultado financeiro.
Utilizando diferentes métodos orçamentários (OBZ, OBH, GMD, Rolling Forecast ou Beyond Budget), estruturamos a projeção das receitas, impostos, custos, despesas, empréstimos e investimentos, as quais resultarão em metas (referências ou limites) que guiarão a operação da empresa.
Além disso, serão projetadas as demais informações econômico-financeiras (DRE – Demonstração de Resultados do Exercício, DFC – Demonstração de Fluxo de Caixa e BP – Balanço Patrimonial), fundamentais para a análise e tomada de decisões.
Periodicamente os resultados obtidos serão acompanhados (planejado x realizado), resultando em pareceres que serão apresentados para os gestores, sócios e investidores, visando a melhoria e correção das ações.
“O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado”. Esse velho jargão permanece sempre atual. Isso porque verificar sistematicamente os resultados obtidos é essencial para uma boa gestão, principalmente por permitir que sejam feitas comparações e melhorias constantes. Os indicadores representam índices, metas e faixas de tolerância, que servem para:
- Medir o desempenho de uma empresa e embasar as tomadas de decisões;
- Identificar problemas organizacionais e as principais oportunidades de ganhos e melhorias;
- Monitorar o tempo e os recursos despendidos nas atividades para otimizar os processos e redimensionar as equipes;
- Medir o resultado das ações e redirecionar os investimentos.
O escopo desse trabalho consiste em estabelecer e implantar os principais indicadores de desempenho (KPI – Key Performance Indicators) para o negócio, como por exemplo:
- Indicadores de lucratividade e rentabilidade;
- Indicadores de eficiência ou produtividade;
- Indicadores de competitividade;
- Indicadores de qualidade;
- Indicadores de desempenho dos processos;
- Indicadores de desempenho dos colaboradores.
Precisa melhorar a produtividade, lucratividade e competitividade?
Promovemos a eficiência operacional melhorando o desempenho das pessoas, dos processos e dos sistemas, reduzindo os custos operacionais, agregando vantagem competitiva e incrementando o resultado financeiro!