Novos Negócios

Transformando ideias em negócios!

Viabilização de Novos Negócios

Start

O que é?

Mentoria e assessoria estratégica, financeira e operacional para ajudar a viabilizar e potencializar uma ideia ou iniciativa.

Para Quem?

Empreendedores que desejam iniciar um novo negócio, ou gestores que pretendem lançar um novo projeto, produto ou serviço.

Metodologia

Através de técnicas e métodos como “Brainstormings”, “Design Thinking” e “Business Model Canvas” ajudamos a desenvolver novos modelos de negócios, além de produtos e serviços inovadores com alto potencial de crescimento!

Serviços

Além da visão, conhecimento e experiência dos nossos profissionais, viabilizamos a conexão com diversos mentores e conselheiros do mercado, além das incubadoras e aceleradoras no caso das “Startups”, provendo aos empreendedores o direcionamento e aconselhamento necessários para superarem essa difícil jornada, reduzindo os riscos de insucesso e potencializando as oportunidades para o negócio.

Trabalhamos com diversas modalidades de mentoria, com o objetivo de atender às necessidades e possibilidades específicas de cada empreendedor:

  • Mentoria estruturada ou livre
  • Mentoria presencial ou à distância
  • Mentoria individual ou em grupo

Antes da elaboração de um “Plano de Negócios”, que demanda bastante tempo e conhecimento, realizamos estudos de viabilidade que ajudam o empreendedor a estruturar e compreender, de maneira rápida e abrangente, os principais pilares de sustentação do novo negócio:

  • Oferta (O que?): Proposta de valor: os produtos e serviços oferecidos pela empresa;
  • Infraestrutura (Como?): Atividades-chave: as atividades essenciais para que seja possível entregar a proposta de valor; Recursos-chave: os recursos necessários para realizar as atividades-chave; Parcerias-chave: as atividades-chave realizadas por terceiros;
  • Clientes (Para quem?): Segmentos: o público-alvo foco da empresa; Canais: o meio pelo qual o cliente compra e recebe os produtos e serviços; Relacionamento: a forma para se relacionar com os segmentos de clientes;
  • Finanças (Quanto?): Estrutura de custos: os custos necessários para que a estrutura proposta possa funcionar; Fontes de receita: as formas de obter receita por meio de propostas de valor.

Assim, através desses estudos é possível identificar e simular previamente, a necessidade de capital e o potencial retorno financeiro do empreendimento ou investimento.

É o instrumento de planejamento para novos negócios ou projetos, e serve como um guia para orientar o empreendedor no âmbito estratégico, mercadológico, operacional e financeiro.

Estrutura básica de um “Plano de Negócios”:

  • Caracterização: O que é, o que faz e para que serve, como surgiu a ideia, objetivos, forças e fraquezas, oportunidades e ameaças;
  • Mercado: Análise mercadológica, indicadores e estatísticas, perfil do público-alvo, principais concorrentes e posicionamento;
  • Organização: Composição societária, administração (poderes e responsabilidades), instalações, equipamentos, pessoas (perfil e funções), processos (atividades, responsáveis e prazos) e sistemas (automação e controle);
  • Marketing e vendas: Estratégias, canais de distribuição, parcerias, processo de vendas, política de preços, ações de divulgação e relacionamento com os clientes;
  • Produtos e Serviços: Mix de produtos/serviços, produção e custos (matéria-prima, estoques, mão-de-obra), política de P&D e qualidade, fornecedores (cadeia de suprimentos), diferenciais, marcas e patentes;
  • Finanças: Simulações e projeções do caixa, resultados, investimentos e necessidades de recursos.

Esse documento também é utilizado para atrair potenciais investidores, credores, fornecedores e parceiros.

Desenvolvimento do MVP – Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável” que corresponde a uma versão simplificada do produto/serviço a ser lançado, contendo a oferta mínima de recursos/funcionalidades, com o objetivo de testar o encaixe ou aceitação desse produto/serviço no mercado.  Isso permite que os empreendedores validem a sua ideia antes de investir no desenvolvimento do produto final e ou na inicialização do novo negócio.

Portanto, ajudamos os empreendedores ou gestores no:

  • Planejamento: Definição do escopo desse MVP (Produto/serviço: Recursos e UX – Experiência do usuário; Processos: logística operacional), bem como da estratégia para validação (Público-alvo, amostragem, período, orçamento, scripts e métricas para avaliação);
  • Execução: Gerenciamento e acompanhamento das atividades em campo;
  • Análise: Avaliação dos resultados obtidos para a melhoria/aperfeiçoamento do produto/serviço e ajustes no plano de negóci
Está pensando em iniciar um negócio, ou lançar um novo projeto, produto ou serviço?

Conte com a nossa experiência e conexões, para viabilizar esse negócio ou lançamento no âmbito estratégico, financeiro e operacional, reduzindo o risco de perdas ou insucesso, maximizando o retorno sobre o investimento!