Desempenho

Maximizando os recursos materiais, pessoais e financeiros!

Melhoria do Desempenho

Performance

O que é?

Consultoria e assessoria com foco na eficiência operacional, no incremento de resultados e na geração de vantagem competitiva.

Para Quem?

Empresários e gestores que desejam melhorar a produtividade, lucratividade e competitividade do negócio.

Metodologia

Aplicamos “Metodologias Ágeis” e “Técnicas Inovadoras” que promovem melhorias no “Comprometimento e Produtividade das Pessoas”, na “Agilidade e Eficiência dos Processos”, na “Automação e Controle através de Sistemas/Tecnologias”, gerando consequentemente “Incremento no Resultado Financeiro”.

Serviços

Consiste em alinhar os processos operacionais às estratégias da empresa, visando entregar a melhor experiência para os clientes, com mais qualidade, de maneira ágil (menos tempo) e com a menor utilização de recursos (materiais, pessoais e financeiros)..

  • Mapeamento e redesenho dos processos (políticas, fluxos e procedimentos);
  • Reorganização das pessoas, suas funções e respectivas responsabilidades;
  • Análise e implantação de sistemas para automação dos processos.

Os principais objetivos e benefícios desse trabalho são:

  • Cadeia de Valor: Identificar as atividades que efetivamente agregam valor ao negócio, bem como os impactos e as relações entre todos os processos;
  • Gestão e Controle: Permitir a análise do desempenho em cada atividade envolvida nos processos, identificando as eventuais fraudes e ineficiências;
  • Padronização: Orientar e agilizar a capacitação de novos colaboradores, garantindo que os padrões sejam preservados;
  • Compliance: Estabelecer e assegurar que os processos internos da empresa sigam as normas técnicas, padrões e leis aplicáveis;
  • Auditoria: Fiscalizar se essas práticas estão de fato sendo seguidas, bem como propor melhorias para ganho de eficiência e qualidade.

O engajamento e comprometimento das pessoas é fator-chave para o sucesso de qualquer estratégia ou ação. Portanto, através de uma metodologia prática e inovadora, tornamos efetivo o papel das lideranças, responsáveis pelo gerenciamento das pessoas, pelo controle das atividades operacionais e pela geração de resultados para o negócio!

Este trabalho é conduzido por profissionais extremante experientes, que estabelecem juntamente com cada gestor e colaborador da empresa, os seguintes itens:

  • Objetivos da área e do respectivo cargo;
  • Atividades desenvolvidas (rotina) e novas iniciativas (projetos);
  • Análise conjunta das tarefas que “agregam” e as que “não agregam valor” ao processo;
  • Estabelecimento das prioridades, prazos e métricas para avaliação;
  • Planejamento dos recursos necessários para melhorar o desempenho (materiais, treinamentos, investimentos e pessoas);
  • Avaliação periódica (semanal ou mensal) do desempenho (3P´s – Progressos, Problemas/Pontos de Atenção e Plano de Ações/Próximos Passos).

Com base nas diretrizes estratégicas, conduzimos a elaboração do orçamento empresarial, visando a redução de custos e despesas, bem como a melhoria do resultado financeiro.

Utilizando diferentes métodos orçamentários (OBZ, OBH, GMD, Rolling Forecast ou Beyond Budget), estruturamos a projeção das receitas, impostos, custos, despesas, empréstimos e investimentos, as quais resultarão em metas (referências ou limites) que guiarão a operação da empresa.

Além disso, serão projetadas as demais informações econômico-financeiras (DRE – Demonstração de Resultados do Exercício, DFC – Demonstração de Fluxo de Caixa e BP – Balanço Patrimonial), fundamentais para a análise e tomada de decisões.

Periodicamente os resultados obtidos serão acompanhados (planejado x realizado), resultando em pareceres que serão apresentados para os gestores, sócios e investidores, visando a melhoria e correção das ações.

“O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado”. Esse velho jargão permanece sempre atual. Isso porque verificar sistematicamente os resultados obtidos é essencial para uma boa gestão, principalmente por permitir que sejam feitas comparações e melhorias constantes. Os indicadores representam índices, metas e faixas de tolerância, que servem para:

  • Medir o desempenho de uma empresa e embasar as tomadas de decisões;
  • Identificar problemas organizacionais e as principais oportunidades de ganhos e melhorias;
  • Monitorar o tempo e os recursos despendidos nas atividades para otimizar os processos e redimensionar as equipes;
  • Medir o resultado das ações e redirecionar os investimentos.

O escopo desse trabalho consiste em estabelecer e implantar os principais indicadores de desempenho (KPI – Key Performance Indicators) para o negócio, como por exemplo:

  • Indicadores de lucratividade e rentabilidade;
  • Indicadores de eficiência ou produtividade;
  • Indicadores de competitividade;
  • Indicadores de qualidade;
  • Indicadores de desempenho dos processos;
  • Indicadores de desempenho dos colaboradores.
Precisa melhorar a produtividade, lucratividade e competitividade?

Promovemos a eficiência operacional melhorando o desempenho das pessoas, dos processos e dos sistemas, reduzindo os custos operacionais, agregando vantagem competitiva e incrementando o resultado financeiro!