Valuation – Quanto vale a minha empresa? Essa pergunta pode surgir em diversos momentos: na hora de buscar um aporte de capital de risco, quando um sócio quer comprar as cotas de outro ou surge uma oportunidade de vender o negócio.
Todo empresário precisa conhecer bem o perfil do seu negócio e saber o quanto ele vale, especialmente se quiser atrair e conquistar investidores.
Ao saber o valor da empresa no mercado, o empreendedor consegue planejar-se para o futuro, identificando as melhores oportunidades para agregar valor ao seu negócio. O Valuation é uma ferramenta que auxilia os empreendedores a estimar o valor de seu negócio.
O que é Valuation
Valuation é um termo de origem inglesa que significa “Avaliação de Empresas”, “Valoração de Empresas” e “Arbitragem de Valor”. Trata-se do processo de estimar quanto uma empresa vale, determinando seu “Preço Justo” e o retorno de um investimento em suas ações.
Uma empresa pode ser avaliada em diversas ocasiões e por diferentes motivos: para fins contábeis, depois da realização de uma transação ou aquisição, em processos judiciais, entre outros exemplos nos quais os bens eventualmente precisem ser divididos.
Calcular o Valuation de seu negócio tem vários benefícios, tais como:
- Identificar as características que o valorizam;
- Entender aspectos que o fazem valer menos;
- Saber quanto pode ser investido;
- Entender o crescimento ao longo dos anos;
- Negociar o valor da empresa com os sócios/investidores.
Conheça os métodos mais utilizados no Valuation!
1. Valuation pelo fluxo de caixa descontado
O Valuation pelo fluxo de caixa descontado (FCD), se baseia nos resultados financeiros da empresa comparados aos seus riscos em longo prazo.
A principal ideia desse método é que a empresa vale o que se mostra capaz de gerar em receita para os seus sócios no futuro.
Para fazer o cálculo, é preciso seguir três etapas:
- Estimar o fluxo de caixa da empresa nos próximos períodos (tudo o que for recebido menos os gastos do negócio);
- Definir uma taxa de desconto, que funciona como uma “taxa de juros ao contrário”, ou seja, desconta uma porcentagem de acordo com o risco do negócio e a comparação com outros investimentos como a bolsa ou renda fixa (custo de oportunidade);
- Trazer os resultados para o valor presente e aplicar a taxa de desconto.
No caso, esse método funciona melhor para empresas que já estão obtendo lucro e possuem um histórico que permite projeções financeiras mais precisas.
2. Valuation por múltiplos de mercado
O método de Valuation por múltiplos de mercado, considera que negócios semelhantes possuem valores próximos.
A tese é que, se uma empresa foi vendida por um múltiplo de “X”, significa que uma empresa do mesmo segmento, com taxas de crescimento semelhantes, poderia ser vendida por um múltiplo parecido.
Isso, é claro, se as condições de mercado se mantiverem estáveis e os negócios forem comparáveis do ponto de vista de indicadores, como lucro, EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) e rentabilidade.
É uma forma mais simples e não tão precisa de estimar o valor de uma empresa, mas pode ser útil para startups que não possuem um longo histórico para a realização de projeções.
Para aplicar o Valuation pelo mercado, você pode escolher entre os múltiplos:
- Múltiplos de lucro: é calculado o preço por ação, dividindo pelo lucro por ação e, por fim, comparando o resultado com o de outras empresas de capital aberto;
- Múltiplos de faturamento: é estimado um preço a partir do faturamento de um determinado período (por exemplo: a startup vale 5 vezes o que fatura no mês);
- Múltiplos de valor patrimonial: divide o valor de mercado pelo valor de patrimônio líquido da empresa.
3. Valuation pelos ativos ou valor patrimonial
Por fim, o Valuation calculado pelos ativos da empresa leva em conta seu patrimônio líquido.
Para calcular o valor patrimonial, é preciso usar a seguinte fórmula:
- Patrimônio líquido = ativos – passivos
No caso, ativos são todos os bens, direitos e valores que uma empresa possui ou deve receber, como o dinheiro em caixa, contas a receber, imóveis, máquinas, veículos, patentes de produtos e outros.
Já os passivos são todas as obrigações financeiras e dívidas, incluindo a folha de pagamento, impostos, financiamentos, empréstimos e aluguéis.
Dessa forma, o valor da empresa será avaliado pelas riquezas que ela acumula de fato, descontadas suas dívidas e obrigações.
Esse é um método de Valuation bastante usado por empresas que não se encontram em uma boa fase financeira, mas possuem um patrimônio considerável.
4. Valuation Pré-Investimento
Como já sugere o nome, o Valuation Pré-Investimento está relacionado ao valor de mercado da empresa antes da entrada de um aporte financeiro.
5. Valuation Pós-Investimento
Já o Valuation pós-investimento, como pode ser facilmente deduzido, é o valor que considera o montante total após a injeção do aporte. Essa modalidade de Valuation é a usada para definir a participação de um investidor na empresa. Os cálculos sempre devem ser realizados após o aporte. Além disso, com o Valuation Pós-Investimento também é possível realizar cálculos sobre o crescimento das empresas.
Cuidados ao se fazer um Valuation!
Calcular o valor justo da sua empresa nem sempre é algo fácil.
O Valuation exige uma série de premissas que vão desde dados quantitativos como projeção de receita e fluxo de caixa até dados mais qualitativos como expectativa de mercado e a equipe que comanda a empresa.
Equilibrar esses dois fatores (quantitativo e qualitativo) exige um alto grau de imparcialidade. Se você optar por fazer o seu próprio Valuation vai acabar dando um peso muito alto para um desses fatores, na maioria das vezes para o qualitativo.
Podem ocorrer situações em que mesmo a sua empresa não tendo números muitos altos, você vai tender a aumentar o seu valor devido a equipe que está por trás do negócio.
Por isso, investidores e pessoas interessadas sempre solicitam que o Valuation seja feito por uma empresa terceira especializada. Esses especialistas vão retirar todo o viés que existe na análise e oferecer um laudo condizente com o mercado, equilibrando os fatores quantitativos e qualitativos.
Saiba como podemos ajuda-lo como a nossa solução de Assessoria em Transações!