Crescimento

Expandido a operação e os mercados!

Aceleração do Crescimento

Growth

O que é?

Assessoria para expansão dos negócios com recursos próprios ou através da captação de recursos de terceiros (alavancagem).

Para Quem?

Empreendedores que desejam acelerar ou impulsionar o crescimento dos negócios de maneira estruturada.

Metodologia

Através de “Workshops Dinâmicos”, ajudamos a despertar “Insights” para a elaboração do “Plano de Marketing e Vendas”. Além disso, elaboramos “Projetos” e ativamos as nossas “Conexões com o Mercado” para captar recursos de terceiros.

Serviços

Através de uma abordagem dinâmica e colaborativa, ajudamos a estruturar as ideias, facilitando a formulação das estratégias para o crescimento, com base na “Matriz de Ansoff ou Matriz Produto Mercado”:

  • Penetração de Mercado: Vender mais produtos ou serviços atuais no mercado em que já atua;
  • Desenvolvimento de Produtos/Serviços: Vender novos produtos ou serviços no mercado em que já atua;
  • Desenvolvimento ou Ampliação de Mercado: Vender produtos ou serviços atuais em novos mercados;
  • Diversificação: Desenvolver novos produtos ou serviços em novos mercados.

“Growth Hacking” ou “Marketing Orientado a Experimentos” é uma nova forma de acelerar o crescimento de uma empresa com base em melhores práticas, que são construídas a partir de hipóteses e experimentos, e consiste basicamente em:

  • Focar esforços no principal problema/alavanca da empresa;
  • Pensar em melhorias para esse problema e priorizar as melhores ideias;
  • Modelar a forma mais simples de testar essa nova ideia e aplicá-la;
  • Garantir o aprendizado com os seus sucessos e insucessos;
  • Usar esse aprendizado para melhorar e gerar novos testes.

Muito similar ao funil de marketing, existe também o funil do “Growth Hacking”, que é constituído da seguinte forma:

  • Aquisição: os consumidores descobrem sua marca ou produto. O objetivo aqui é gerar leads através de estratégias de conteúdo, formulários e “chatbots”;
  • Ativação: nessa fase, a empresa vai tentar fazer com que o cliente use o produto que ele comprou o mais rápido possível gerando momentos de empolgação;
  • Retenção: aqui, a empresa precisa manter o máximo de usuários ativos. São utilizados esforços para aumentar a frequência de uso dos clientes;
  • Receita: na etapa de receita, serão usadas estratégias para gerar uma maior monetização. Os profissionais irão testar estratégias que envolvem precificação, táticas de “upselling” e “cross selling” e envio de mensagens para o cliente;
  • Indicação: o objetivo da etapa de indicação é estimular os clientes a indicarem o serviço para amigos e familiares. São criadas premiações e outros métodos de incentivos para gerar mais resultados.

Elaboramos os projetos e estruturamos as respectivas operações financeiras, seja para financiar a aquisição de ativos (imóveis, máquinas, equipamentos móveis ou veículos) ou para suprir o ciclo operacional do negócio (capital de giro), conduzindo todo o processo junto às:

  • Agências e Linhas de Fomento: CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos e BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social;
  • Instituições financeiras: Bancos públicos e privados.

Conduzimos todo o processo desde a prospecção dos potenciais investidores, até a negociação e gerenciamento dos recursos captados. Entre os vários tipos de “Funding”, podemos destacar:

  • Investidor anjo: É normalmente uma pessoa física, experiente e com negócios já consolidados, que dispõe de capital para investir em novos empreendimentos e que, em troca desse aporte, adquire um percentual do negócio. Além disso, muito mais do que o dinheiro, ela agrega conhecimento e contatos importantes (Smart Money) que potencializam o negócio. Normalmente investem em empresas na fase embrionária;
  • Seed Capital: Para diluir o risco e diversificar a carteira, os investidores de “Capital Semente” montam fundos de investimentos que captam de vários investidores, e assim conseguem aportar capital em mais empresas. As empresas que eles procuram já devem ter superado a fase embrionária, possuindo receitas, clientes, produtos definidos, mas ainda dependem de investimento para expandirem o consumo e se estabelecerem no mercado;
  • Venture Capital: O termo “VC” vem dessa camada, e é normalmente usado para descrever todas as classes de investidores de risco. Os “VC” são extremamente seletivos para determinar em quais empresas vão apostar. A entrada de recursos do ”VC” em um negócio é concedida em troca de uma parcela da sociedade, com direito a participação na gestão e recebimento dos lucros.
  • Private Equity: Já os fundos de “Private Equity” buscam por negócios mais consolidados. O objetivo desse grupo de investidores é comprar parte de uma determinada empresa, investir em inovação, gerar crescimento e depois vender a parte que pertence ao grupo.
Deseja acelerar ou impulsionar o processo de crescimento da sua empresa?

Ajudamos a planejar e executar essa estratégia de expansão, seja com recursos próprios, intensificando as ações de marketing e vendas, ou alavancado com recursos de terceiros, captando junto às instituições financeiras ou investidores!